-
Arquitetos: Lacaton & Vassal
- Área: 5740 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Philippe Ruault
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está localizado no 19º distrito de Paris, entre o canal Ourcq e as ferrovias 'petite ceinture', hoje desativadas. O bairro está em total reestruturação, com a construção de diversos prédios de moradias.
A operação de construção inclui 98 residências estudantis e 30 residências sociais, bem como uma casa de assistência especializada e 3 lojas. O projeto proporciona habitações amplas e dá, tanto quanto possível, a oportunidade aos habitantes de usufruírem das 2 situações: no jardim e na rua.
Todas as moradias sociais são transversais ou têm dupla orientação. As salas e cozinhas estão viradas para o jardim e abrem-se para um jardim de inverno com 2,10 m de profundidade, orientado a sul ou sudeste, de 9 a 28 m², estendendo-se por uma varanda de 1 metro de profundidade. Os dormitórios e banheiros principais, envidraçados, encontram-se na fachada norte e abrem-se para uma varanda contínua.
As moradias dos alunos, de 19 a 23 m2, abrem-se para uma varanda por uma grande janela, do lado da rua. Do lado do jardim, a maioria dos quartos se abre para um jardim de inverno de 3,70 m² que se estende em uma varanda. No interior, os banheiros pré-fabricados são otimizados para oferecer mais espaço à sala.
Do lado do jardim, o térreo é utilizado pelo programa de cuidados domiciliários especializados, acolhe 6 residentes permanentes. Os quartos e áreas de convivência beneficiam da orientação sudeste. Eles se abrem em um jardim, plantado com espécies simples de variedades de flores. Do lado da rua, o térreo é ocupado pelas lojas.
Os jardins de inverno e as varandas conferem a cada habitação um espaço exterior privativo que oferece a possibilidade de viver no exterior num contexto coletivo enquanto se está em casa. Combinados com cortinas térmicas e de sombra, garantem um funcionamento nas condições climáticas interiores de inverno e verão (conforto térmico) e economia de energia, numa abordagem bioclimática.
Fundamentais para a qualidade de vida em um contexto urbano, estes espaços exteriores privados tornam as condições do apartamento mais próximas das facilidades e do prazer que se poderia ter numa casa individual.